segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Seres pensantes?



Conhecimento. Talvez seja esse o escudo mais forte contra as pragas do mundo atual, apesar disso é realmente uma pena que nem todos prezam por este benefício, que não é fácil de se ter, mas mesmo quando se têm, muitas pessoas o desvalorizam. No mundo desigual em que vivemos, poucos tem o privilégio de se obter o verdadeiro conhecimento, enquanto a maioria continua a receber milhares de informações distorcidas todos os dias para que se tornem uma simples massa de manobra. Enquanto aqueles que teriam o privilégio de obter esse conhecimento mantêm seus olhos fechados para as descobertas e continuam a aceitar toda aquela ideologia que lhes é imposta. Como diria o ditado: “O pior cego é aquele que não quer ver.”.

Alguns acontecimentos me fizeram parar e pensar um pouco sobre a situação da humanidade. Diariamente somos bombardeados por notícias, propagandas, anúncios, falsas informações e todo tipo de imagem que deixe em nós resquícios de uma ideologia. Isso tudo faz com que a maioria esmagadora da população seja controlada por uma minoria, isso acontece por que aqueles que deveriam se revoltar contra essa situação, aqueles que têm a oportunidade de se tornarem críticos, simplesmente se sentem muito bem sendo manipulados, e preferem ficar aonde estão.

A primeira forma mais poderosa de controle da população foi a Igreja, e até hoje continua sendo. São milhões de pessoas, que diariamente, vão a um culto religioso e nem mesmo se perguntam qual o sentido daquilo, e o pior de tudo, adotam isso como uma verdade absoluta e se fecham a novas descobertas. É exatamente isso que faz com que as pessoas sejam controladas, a crença exacerbada. Além disso, há uma forte repressão das religiões para com seus fiéis, e as pessoas acabam ficando cegas pelo medo, o medo de ir para o inferno, o medo de não ser perdoado por deus, o medo de reencarnar em um abutre, o que lhes torna facilmente pessoas maleáveis.

Entretanto existem casos ainda piores de “cegueira”. São pessoas que não são controladas por serem crentes em algo, ou por serem vítimas do medo. Mas sim por simplesmente ignorarem todo aquele mar de escolhas e descobertas que o próprio conhecimento pode lhe proporcionar. Muitos indivíduos já não querem mais dúvidas, só se importam com as respostas, e aceitam tão facilmente na primeira em que encontram que se fecham para argumentos diferentes.

A tecnologia nos proporciona tantas coisas para nos afastarem do mundo em nossa volta, que os indivíduos estão muito ocupados para pensar, para criticar, para enxergar a perversidade desse nosso sistema. Só peço as pessoas que abram os seus olhos para o mundo ao nosso redor, que pelo visto não está nada bem, e quem está o transformando nesse lixo somos nós mesmos, devemos pensar por nós mesmos e não pelos outros, devemos formar nossa própria opinião e não acreditar em tudo o que vemos, talvez assim continuemos a ser o que a ciência chama de “Seres pensantes”, o que ultimamente não está sendo a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário