Alguns podem estar pensando que estou exagerando, e eu talvez realmente esteja, mas isso que conto a vocês foi algo real e que me tomou um bom tempo de reflexão. Uma reflexão que me levou a pensar

Nessa mesma reflexão me deparo com o grande paradoxo em que vivemos. Parece muito simples não é? Ajudar os outros e ser ajudado, sentir essa alegria de alegrar ao próximo. Porque então as pessoas se tornam tão egoístas? Esse é um processo muito detalhado e que eu pretendo entender, agora mais do que nunca. Muitas vezes em que entro em uma pequena roda de discussão entre amigos sobre sistemas econômicos escuto frequentemente o argumento de que o homem é egoísta por natureza. Afinal, estaria então o egoísmo sendo carregado na tão complexa cadeia genética da raça Homo Sapiens Sapiens?
Há aproximadamente 400 anos, Thomas Hobbes diria que sim, que "O Homem é o Lobo do Homem", que o homem só se tornou sociável por acidente, e que as leis e o poder absolutista deveriam ser criados para a manutenção do homem em uma sociedade organizada. Aproximadamente duzentos anos depois o filósofo iluminista Jean Jacques Rosseau discordou dessa teoria, e afirmou que "O homem nasce livre e por toda parte encontra-se a ferros". Portanto o ser humano viria ao mundo nem bom nem mau, mas seria moldado através da sociedade a se tornar um sujeito ruim.
Entretanto, vivemos em um contexto explicitamente diferente, vivemos em um mundo capitalista, que tem como algumas de suas principais características o individualismo, a disputa e a acumulação e manutenção dos bens materiais. Nesse sentido eu poderia até concordar com Rosseau, entretanto, ao se analisar o ser humano é preciso ter muito cuidado com as generalizações e partir não apenas do estudo quantitativo, mas também, da análise qualitativa do homem em sua especificidade, ou seja, os seres humanos não podem ser jogados em um "balaio de gato" e considerados todos iguais.
Assim sendo, através das experiências que tive em minha vida ( que são poucas ainda, mas que me permitem tirar minhas próprias conclusões ) percebi que por um lado o homem não é egoísta naturalmente, e por outro, a sociedade não é capaz de transformar os indivíduos em sua totalidade. Para justificar esse meu ponto de vista, muitas vezes me refiro a dois pontos centrais, que em minha opinião

O que quero dizer é que não se pode justificar o egoísmo humano nem pela sua natureza e nem pela sociedade de forma generalizada, esse mau caminho é trilhado desde os primeiros contatos que a criança tem com o mundo, o qual fica sob responsabilidade do meio mais próximo desse individuo (seja a família, a escola, os amigos, os aspectos sociais e culturais) mantê-lo sob essa perspectiva ou ao menos tentar salva-lo dessa forte maré do pensamento capitalista. É, portanto o nosso papel criar um escudo para as próximas gerações para que possamos defendê-las de tanto egoísmo e tanta hipocrisia, e somente através da Cultura e da Educação é que podemos fazer isso.
Eu vejo diariamente inúmeros exemplos de pessoas solidárias, gentis e até mesmo altruístas, e são esses exemplos que cada dia mais, me convencem de que o egoísmo não pode ser uma característica natural do ser humano, e que nem todo indivíduo é ruim, mau ou egoísta. E é por isso que eu acredito em uma sociedade melhor, seria através do socialismo? Talvez, é até agora a forma mais concreta que nós temos para a construção de um mundo que valorize mais o ser humano e suas especificidades, mas isso só pode ser feito através de um processo de educação e formação de indivíduos pra que ocorra a revolução da melhor forma possível. Pode criticar essa minha concepção por ser um ideal, dizem até que é uma utopia ( muitos sequer sabem o significado e o sentido dessa palavra ), mas que pessoa vive sem seus ideais? Sem seus sonhos? O meu sonho é de uma sociedade mais justa e igualitária, mas enquanto não chegamos à revolução, eu tento dar o meu melhor no presente, seja através dos pequenos atos de gentileza ou nas lutas do movimento estudantil, pois o que realmente importa é ajudar o próximo, pois é isso que podemos fazer agora, e é dessa forma que aos poucos tornaremos o mundo um lugar melhor.
Caralho, muito foda teu texto. É tipo, tudo o que eu penso. o_o'
ResponderExcluirEnfim, você é foda, e vai longe deveriam existir mais pessoas com o mesmo pensamento.*-*
ps: você sempre será meu amor platônico. (:
acho q essa pessoa aí de cima tá apaixonada, o q não é difícil!
ResponderExcluirÓtimo texto, conciso, reflexivo e honesto.
ResponderExcluirContinue assim, você vai longe...