domingo, 24 de outubro de 2010

Vestibular, medo e alívio.

Está chegando. Fim do ano? Não, muito mais do que isso, o fim de uma vida. A vida de aprendiz, de estudante, de colegial. Para alguns isso pode estar sendo ótimo, para outros, algo triste, mas para alguns, assim como eu, acreditam que nesse momento existem lados positivos e negativos, que devemos separar e usufruir com sabedoria, pois como diria Cazuza: "O Tempo não pára".

Já não adianta mais lamentarmos, o que passou, passou, não volta mais, e como eu costumo dizer, tudo o que temos é o nosso presente, pois o passado já se perdeu e do futuro nunca saberemos. Portanto tento conciliar ao máximo as coisas nesse período de minha vida, aproveitar o que tenho agora enquanto me preparo para o que ainda vem pela frente. Lado a lado estão, os meus últimos dias de ensino médio, e os sufocantes estudos em busca de um ensino superior.

Faço desse texto um desabafo. Pois a cada dia que passa, estou mais perto de um momento tão esperado na minha vida, me sinto um tanto tenso quanto aliviado. Por um lado estarei finalmente concluindo uma fase da minha vida pela qual permaneci durante doze anos, por outro cresce em mim o medo do fracasso, da incompetência, da falha de todos os meus planos. Muitos que vivem essa mesma realidade podem tentar esconder, mas estou certo de que a maioria dos "vestibulandos" estão passando por isso também. Pois há alguns anos nossas mentes vêm sendo bombardeadas de todos os lados sobre o que faremos no nosso futuro, somos pressionados diariamente, e a cada dia que passa essa pressão aumenta. Eu entendo aqueles que tentam nos confortar com conselhos do tipo: "O Vestibular não será o fim do mundo!", mas é preciso entender que isso não depende apenas de nós mesmos, a nossa preocupação com o ingresso para o ensino superior vem de um processo bem mais longo.

Desde a nossa infância somos questionados sobre o nosso futuro com perguntas como “O que você quer ser quando crescer?", pode parecer algo normal e inocente, mas quando uma criança pergunta aos seus pais por que ela deve ir pra escola, eles simplesmente respondem: "Para poder garantir o seu futuro meu filho.". Mas como tudo na infância, isso continua sendo apenas algo inocente, até que as crianças se tornam adolescentes e começam a enxergar melhor a realidade e a tomar suas decisões, mas eles não percebem que essas decisões já foram tomadas muito antes.

E é a partir desse processo que se forma toda aquela pressão sobre os estudantes que estão prestes a entrarem no ensino superior, pois caso eles não consigam, toda a vida deles, todo aquele conhecimento acumulado, todo aquele orgulho de seus parentes, tudo, é perdido.

Eu agradeço por ter uma família que sempre me instruiu nesse processo, o que pode diminuir consideravelmente a carga de pressão que essa "prova de sete cabeças" exerce sobre mim, mas repito, isso não depende apenas da família, é algo maior, o capitalismo precisa de pessoas preparadas para sofrer, precisa de pessoas psicologicamente estáveis, de robôs com um coração. E essa é uma das funções do Vestibular, criar máquinas para o mercado de trabalho, pois esse sistema político-econômico não perdoa.

4 comentários:

  1. nossa, acho que vou morrer quando estiver assim tao proxima do meu vestibular

    ResponderExcluir
  2. Ufa! Que sufoco!
    E o pior é que além de termos que superar a nossa expectativa, temos, também, de superar a expectativa do outro.
    O mais importante, no entanto é termos a certeza de que estamos dando o máximo que temos de nós mesmos.

    Muito bem. Adorei!!!
    Boa sorte!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. É filho o sistema realmente não perdoa... Mas mamãe e papai perdoam...
    Masss, não se esqueça passar no vestibular é fundamental, ksksk.
    Filho fique tranqüilo vc é capaz e nos sabemos o quanto vc tem se esforçado. Estamos aí para o que dê e vier, conte sempre com nosso apoio.
    Grande beijo no seu coração. Te amo!

    Celma (uma mãe super, mega orgulhosa)

    ResponderExcluir