domingo, 13 de fevereiro de 2011

Racismo é burrice.


"Salve meus irmãos africanos e lusitanos, do outro lado do oceano. O Atlântico é pequeno pra nos separar, porque o sangue é mais forte do que a água do mar." Esse trecho pertence a música "Racismo é burrice" que foi composta por um cantor que eu muito admiro, e indico para aquelas pessoas que gostariam de ouvir críticas, com ótimos argumentos, à alguns problemas da humanidade.

Essa música em especial me chamou a atenção, já que trata de um tema que é recorrente no nosso cotidiano atualmente, o Racismo. Eu particularmente sou contra a utilização do termo "Raça" na diferenciação da cor da pele, pois esse termo é utilizado nas ciências biológicas como sinônimo de sub-espécies, portanto estaria dividindo, e logo, inferiorizando algumas pessoas pela sua descendência ou cor de pele. E além disso é um termo que começou a ser utilizado por sujeitos que queriam dividir os povos e se tornarem superiores. Entretanto a palavra "Racismo" passou a ser utilizada com o significado de preconceito ou desrespeito à uma outra pessoa devido a sua descendência ou características físicas.

Primeiramente eu sugiro que escutem a música que citei acima e prestem toda atenção possível na letra, pois o que ela descreve é basicamente uma justificativa simples e direta de porque o racismo é burrice, e não tem nenhum sentido e muito menos uma justificativa. Basta pararmos pra pensar durante pouco tempo, pra percebermos que o desrespeito não só a pessoas com a cor de pele diferente, mas de sexo diferente, ou aparência diferente, grupo social diferente não tem nexo.

Parou pra pensar? Realmente não faz sentido algum não é? Nesses momentos eu me pergunto, porque então, ainda existe tanto preconceito e discriminação não só no país, mas no mundo? Uma herança histórica? Com certeza grande parte disso vem de uma herança maldita, mas e o que nós estamos fazendo pra mudar isso?

Temos de olhar pra dentro de nós mesmos, mas não apenas isso, é preciso muito mais do ignorar aquela pessoa simplesmente pelo fato de ela ter uma cor de pele diferente. É preciso acabar com o preconceito, e nós que já percebemos o quão ridículo são esse tipo de discriminação devemos demonstrar isso para aqueles que ainda não perceberam, com atitudes como a do Gabriel, O pensador.

Alguns podem me chamar de hipócrita porque ri daquela piada racista que contaram algum dia, mas em um dos trechos da música o autor escreve: "E de pai pra filho, o racismo passa, em forma de piadas que teriam bem mais graça, se não fossem o retrato da nossa ignorância[...]", ou seja, a discriminação não está nas piadas, e muito menos a solução desta. Na verdade se o racismo não fosse algo tão constante na nossa vida, e tão absurdo, ninguém ficaria com uma expressão de "Nossa, ele tá contando piadas de negros.", enquanto em outras milhares de piadas as pessoas simplesmente dão risadas sem peso na consciência.

Portanto, sejamos racionais e reflitamos sobre o nosso papel e as nossas atitudes na sociedade, pois assim a humanidade vive em melhor harmonia vários conflitos podem ser evitados, e termino com mais um trecho da música: "Não seja um imbecil, não seja um ignorante, não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante."

4 comentários:

  1. Comentar o quê Iago, se você já disse tudo? Fomos educados juntos e por isso acredito que este é mais um dos pontos que concordo plenamente contigo. É preciso muita cognição para enxergar que o preconceito é burrice, por isso uma educação de qualidade é imprescindível para começarmos a mudar este mundo caótico e sem consciência no qual vivemos hoje. Mais cinco anos nos aguentando eim? Preparemo-nos para nosso recomeço, hehe :D

    ResponderExcluir
  2. Racismo é burrice.
    E burrice é coisa de preto

    ResponderExcluir
  3. Deve nem ter lido o texto esse sujeito retardado aí.

    ResponderExcluir
  4. é isso ai, isso mostra a muitas pessoas que não podemos jugar ninguém pela cor...

    ResponderExcluir