terça-feira, 24 de maio de 2011

Aumento da passagem, passe livre e movimento estudantil.

 Mais uma vez um feriado se passa com uma surpresa no final, aumento da tarifa do transporte público. Mas será mesmo que a palavra 'público' cabe aqui? Talvez tenhamos que repensar o significado dessa palavra: "pú.bli.co adj (lat publicu) 1 Pertencente ou relativo a um povo ou ao povo." (dicionário Michaelis Online).               De acordo com o significado do dicionário o transporte coletivo de Goiânia está longe de ser público, pois temos de pagar cada vez mais por péssimas condições enquanto empresários enchem seus bolsos e discutem entre eles, sem nenhuma intervenção popular, quantas notas ainda cabem nas suas maletas, e mais uma vez utilizando aquela velha estratégia do aumento em feriado, para que os trabalhadores que utilizam esse momento para se distanciar do trabalho e ter um tempo merecido de descanso, se esqueçam também do aumento.

  Reclamar do transporte coletivo em Goiânia já está virando um clichê, sempre reclamando do preço da passagem, da situação dos terminais, dos ônibus sujos e lotados, de linhas que faltam, de uma frota insuficiente de veículos, tudo isso tem total verossimilhança, e todo cidadão tem todo direito, e também dever, de apontar as falhas no sistema de transporte e lutar por melhorias. Espera aí, lutar? É nesse momento que se encontra o problema, a passividade da população é tamanha que essa situação desprezível no transporte coletivo de Goiânia passa batida, e o preço continua a aumentar, enquanto isso as pessoas xingam, esbravejam, se enfurecem em suas casas, nos seus trabalhos e criam um discurso muito belo de insatisfação, mas não vão a luta, não manifestam sua insatisfação, não brigam pelos seus direitos, param no discurso.
  
  Eis a grande importância que tem o movimento estudantil, não só para os estudantes, mas para todos os goianienses que utilizam o transporte coletivo. Pois é esse movimento que movimenta o maior número de pessoas em uma manifestação prática da luta pelos direitos dos cidadãos, especialmente no que se refere ao transporte. Além disso existem os sindicatos e movimentos sociais formados por trabalhadores, que tem também extrema importância nessa luta, mas que ultimamente estão apagados no cenário atual de manifestações em Goiânia. Portanto o movimento estudantil é também uma forma de representar o trabalhador nessa busca pelos direitos dos cidadãos, o que ocorre, entretanto, é algo que muito me entristece, trabalhadores mecanizados pelo sistema fecham seus olhos para o mundo à sua volta e pensam somente em traçar seu próprio caminho diariamente, e quanto uma manifestação estudantil cruza seu caminho desabam a agredir verbalmente os estudantes que estão lutando por benefícios que também os atingirão.

 Mas essa não é a pior situação, existe boicote ao movimento estudantil entre os próprios estudantes e as instituições de ensino, a massa estudantil que vai à luta pelos seus direitos nem se compara à 30 anos atrás, quando realmente universitários e secundaristas tinham olhos abertos a todo seu contorno, e se preocupavam com questões que não referiam somente a eles mesmos e à sua carreira acadêmica. Bom, muita coisa mudou de lá pra cá e o egoísmo dos estudantes é uma delas, o que dificulta muito as ações do movimento estudantil, que ironicamente luta por direitos que afetarão à todos estudantes e trabalhadores, e não somente à aqueles que participaram ativamente do movimento. E como se não bastasse a indiferença aos movimentos e manifestações de luta por direitos, estudantes e trabalhadores tentam desanimar os estudantes utilizando o discurso de que "nada vai mudar", de que será impossível obter o passe livre, puro conservadorismo.


  Eu acredito que a luta pelo passe livre estudantil é uma luta completamente válida, e que nos remete à 30 anos atrás quando os estudantes sofreram, mas na perseverança se mantiveram na luta até o fim pelo meio passe estudantil, e conseguiram, nesse tempo existiam também aqueles que desacreditavam no movimento e nos seus princípios. Devo admitir que como as pessoas mudaram, os tempos também mudaram, nossa luta não se equipara à dos anos 80, até mesmo porque eles passavam por um momento de ditadura. Entretanto permanece aquele conservadorismo que tenta barrar o movimento estudantil, dizendo que o passe livre é impossível de se obter. Mas a carne é forte, e eu acredito, assim como muitos outros, na causa estudantil, e sei que unidos os estudantes ainda podem conseguir muita coisa, pois quando os benefícios vierem, o mérito é em parte nosso, mas o usufruto é de todos.

 Enfim, o que tenho a dizer é que se juntem às manifestações, movimentos populares, sindicalistas, movimento estudantil, ou simplesmente unam-se a luta pelos seus direitos, você têm não só o direito de participar dessas lutas, mas também o dever. Se a população agir em conjunto e de forma organizada podemos alcançar nossos objetivos e melhorar a situação em que vivemos. Chega de humilhação, chega de ônibus lotado, terminais sujos e apertados, o transporte coletivo é público, e nós deveríamos estar pagando apenas pra que este melhorasse e não para que empresários possam enriquecer em seus escritórios com ar condicionado. Vamos lutar por um transporte realmente público, com controle popular, onde o preço que pagamos seja revertido em melhorias, e isso é possível, pois como diria Raul Seixas: "Sonho que se sonha só é só um sonho, sonho que se sonha junto é realidade".

3 comentários:

  1. É isso mesmo Iago. O povo está completamente desorganizado e cabe aos movimentos organizados puxar as lutas.
    Em minha opinião a nova classe média (parasita) está contribuindo muito para esse quadro de comodismo, despolitização e conservadorismo. Verdadeiros analfabetos políticos como dizia o grande dramaturgo e poeta Bertolt Brecht:
    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. “

    “É exatamente porque o povo está desorganizado que os capitalistas ousam”

    Celma Grace

    ResponderExcluir
  2. Ihull vamo botar a cobra pra fumar e mudar essas baxarias dos onibus xDD

    É triste ver uma população analfabeta da politica como a Celma disse acima, enquanto estamos na luta para reivindicar os direitos que já são nossos, vemos pessoas se enfurecerem com alguns minutos de paralização nos terminais, nos pontos de onibus, e não conseguem enxergar que estamos juntos no mesmo barco... a população precisa mesmo acordar desse transe cômodo quando existe muita coisa ainda para mudar...

    ResponderExcluir
  3. Curti demais o Post.Seu blog tá muito legal.Parabéns

    ResponderExcluir