quarta-feira, 4 de maio de 2011

Os românticos que me desculpem...

 Sim, os românticos que me desculpem, mas vivemos num mundo que de romântico não tem quase nada. Antes de tudo devo dizer àqueles que não entendem os vários sentidos da palavra Romântico, que nesse caso não se trata de flores, chocolates e versos, mas de uma visão de mundo muito comum nos dias atuais, principalmente entre os jovens, em que se enxerga o mundo "cor-de-rosa", onde tudo é tão bonito, em que o amor impera e no final tudo vai dar certo.

  O maior exemplo disso foi o recente "casamento real" que ocorreu na Inglaterra (qual eu havia prometido não falar sobre, mas que utilizo apenas como um exemplo), toda essa coisa de príncipe, princesa, cerimônias exageradas e um gasto abusivo com tudo isso, enquanto jovens garotas ao redor do mundo assistem e esperam ansiosamente pelo seu príncipe. A literatura e principalmente as produções áudio-visuais de grande circulação atualmente buscam sempre manter o foco no Amor, no final feliz de um casal que anda de mãos dadas pelo parque mas que nunca fez sexo.

  Meus caros, dou aqui minha humilde opinião, que sem dúvida é a de que o mundo real está longe do que conhecemos nos livros de Stephenie Meyer e nas novelas da Globo. A realidade está longe de poesias e rosas, de lamentações e crises existênciais. É uma frase bem comum que ressalto aqui, "a realidade é cruel!", e é por isso que devemos sair desse mundo paralelo criado por nossa própria imaginação, onde tudo é lindo, onde todos terão um final feliz. Chegou o momento de encarar a realidade, de perceber que o valor deve ser dado àqueles que estão realmente do seu lado e sempre estiveram, e não morrer na esperança de que alguém que sequer conhecemos poderá chegar um dia e fazer valer toda a espera que tivemos.

 O mundo está um desastre, e isso é claro. E enquanto ficarmos imaginando um dia em que ele irá melhorar, ou ficarmos esperando que algo ou alguém que seja superior a todos nós nos ajude, ou simplesmente desça do céu e acabe com todo o sofrimento, creio que pouca coisa mudará. Talvez pra você o mundo esteja uma beleza, e admito que a minha vida está muito boa, mas é exatamente por isso que me preocupo ainda mais com os rumos da nossa sociedade, como pode a minha vida estar assim tão boa (e de outros ainda melhor) enquanto existem pessoas que sofrem tanto, e que sequer tem oportunidades de superar esse sofrimento.

     Enquanto isso, aqueles que vivem bem, escrevem poesias, vivem em um mundo imaginário do romance e da paixão, e escrevem poesias sobre o seu sofrimento pessoal. É isso que eu chamo de egoísmo. A partir de que momento vamos parar de lamentar sobre nossas vidas para perceber que existem situações muito piores do que a nossa? Podem achar que estou sendo hipócrita aqui, talvez esteja sendo mesmo, mas o ponto de partida é aceitar que nós estamos vivendo em um mundo completamente hipócrita. Então esqueçam tudo aquilo que vocês viram na TV ou leram no Crepúsculo ou assistiram em Titanic, e percebam que o mundo está um caos, e quem vai acabar com esse caos não é um Deus, ou vários Deuses, mas o próprio ser humano, que é o Deus em que eu acredito, pois se consciente o ser humano tem a capacidade de superar a própria natureza.


  Estaria eu dizendo, então, que o romantismo não presta? Não, muito longe disso, digo apenas que esse romantismo exagerado, e sem fundamentos, onde tudo pode dar certo, não acrescenta em nada. Nossa existência está dividida entre o real e o abstrato, mas talvez o abstrato esteja muito bem cuidado, enquanto o real está sendo esquecido, porque não então utilizar toda essa imaginação para, ao invés de esperar que as coisas melhorem, fazê-las mudarem para melhor? É essa a minha proposta, de um mundo romântico, mas também realista.

obs: Só por curiosidade digitem "Romântico" no google images e dêem uma olhada, depois digitem "Realidade" e vejam a diferença.  

7 comentários:

  1. Acho que ser proibido de sofrer por haver outras pessoas que sofrem mais, não é a solução.

    ResponderExcluir
  2. Bom texto, boas reflexões.
    O mundo, a Realidade não precisa mudar, a Realidade ( o Cosmos, as leis da física universal, o funcionamento do corpo humano..enfim a Natureza) é perfeita. O que há de imperfeito é o nosso estilo de vida, a forma como vivemos. É preciso mudar o homem, educar o homem, treiná-lo para que se desenvolva em perfeição e justiça.
    O dsequilíbrio entre o romantismo e a "realidade" citado no texto é só um reflexo entre o desequilíbrio do homem em relação a ele mesmo.
    O passo de renegar a realidade dos sentidos e não se deixar levar pela realidade das emoções é o primeiro para se conhecer a Realidade, a verdadeira Realidade, o que une todos a todos, o que nos torna irmãos, em outras palavras, o verdadeiro AMOR

    ResponderExcluir
  3. Exatamente Gustavo, devemos entender o verdadeiro sentido desse Amor, e esquecer o Amor, aquele de dar valor às pessoas, e não esse Amor romantizado que tá sendo criado pelos meios de comunicação.

    ResponderExcluir
  4. "e admito que a minha vida está muito boa, mas é exatamente por isso que me preocupo ainda mais com os rumos da nossa sociedade, como pode a minha vida estar assim tão boa (e de outros ainda melhor) enquanto existem pessoas que sofrem tanto, e que sequer tem oportunidades de superar esse sofrimento."

    Irmão, você tirou as palavras da minha boca! Enquanto eu tenho conforto, eu vejo como responsabilidade, dever, lutar para que os de menores oportunidades tenham as mesmas que as minhas!

    ResponderExcluir
  5. Belo texto Iago, como sempre.
    O "Romantico exagerado" como você disse no texto é realmente um problema da atualidade, e infelizmente se tornou um arquétipo global, uma vida esperando um principe encantado, ou um Deus/heroi que irá salvar toda humanidade do caos que nos encontramos.
    Enquanto não nos movimentarmos nas pequenas coisas que sejam para mudar a realidade triste em nossa volta, o mundo continuará como está.
    Mas eu acredito que o verdadeiro sentido romantico, idealizador-motivador, não deve ser negado como um patrimonio global e outro arquétipo ( positivo) que eu também considero global. Pois se analisarmos a fundo os grandes feitos da humanidade, um dia foram somente ideias, um dia estavam somente em pensamento, e um dia para algumas pessoas eram sonhos. E depois de terem seus "sonhos" ( Romanticos e idealizados a seu tempo) agiram para trazer para a realidade. O romantico que deve ser extinguido é o "romantismo mórbido" de massa, porém, o romantismo motivador de grandes feitos, esse deve continuar.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelas as dicussões propostas Iago. E eu concordo muito com você, principalmente somando como o que o Gustavo disse. Imagino que a questão é que o romantismo esta longe de ser encarado seriamente na atual conjuntura social do Mundo, mas não que ele deve ser repugnado. Primeiramente, o que falta ao romantismo é coerência. Como um admirador da arte, acredito que a corrente romântica seja de extrema importância para essa inspiração, assim como tantas outras. Acredito mais ainda que o proprio homem precisa incessantemente desta arte, em tal medida, que seria então o alicerce da busca de um estilo de vida que dialogue com a perfeita realidade, como disse o Gustavo. O romântico precisa da Arte, a arte precisa do homem e o homem precisa do homem.

    "A perfeição é conseqüência da eternidade: espere o tempo suficiente e qualquer coisa realizará seu potencial. O carvão se transformará em diamante, a areia em pérolas, os macacos em homens"

    "O Enigma do Quatro" (Ian Caldwell)"

    ResponderExcluir
  7. Iago meu filho, que bacana suas reflexões fico muito feliz por termos conseguido passar pra vc esse sentimento verdadeiramente humano.
    É isso aí meu filho lutaremos juntos por uma sociedade melhor.
    Parabéns!
    Ah! gostei também das reflaxões de seus amigos...Isso me tranquiliza, embora não tinha dúvida, vc sempe soube o que queria e sempre soube escolher as boas companhias.

    Sds socialistas,

    ResponderExcluir