domingo, 16 de fevereiro de 2014

Venezuela: imperialismo aqui não!

É triste assistir ao que vem acontecendo na Venezuela nos últimos dias. Um país que, ainda que com muita desigualdade decorrente de sua própria formação histórica, assim como outros países da América Latina, se tornou uma símbolo de luta progressista em defesa dos direitos do povo e no enfrentamento ao imperialismo.

Balizados por táticas que aparentemente apresentam uma estética de revolta e revolução, através do caos, do medo e da violência, surgem desprovidos de essência política na luta de ideias e na disputa da transformação social concreta. Por isso, por trás do discurso, e da prática, da violência como caminho e solução no enfrentamento ao capitalismo, reproduzem a pauta da elite imperialista e conservadora, contribuindo, pelo contrário do que se é proposto, para a mutilação da democracia.

Defender o legado de Chavez, o governo de Maduro e o processo da Revolução Bolivariana é ter compromisso com a integração e a transformação do continente latino-americano em direção à formação de um novo modelo de sociedade, mais justo e igualitário, sonhado pelos grandes pensadores de nosso continente, como José Martí, Bolívar, Tupac Amaru, e outros.

Tais fatos elucidam o debate em torno da violência como arma revolucionária, e demonstra, ao menos em minha opinião, de que ela nem sempre cumpre o papel de enfrentamento ao atraso e a injustiça social promovida pelo capitalismo, podendo muitas vezes, pelo contrário, servir justamente ao interesse daqueles que, tendo seu "status quo" derrubado pelos processos democráticos, desejam frear as forças progressistas e revolucionárias.

Por outro lado fico feliz em saber que o bravo povo venezuelano, assim como a história do sangue do povo latino-americano sempre demonstrou, segue resistindo e lutando pela continuidade dos avanços ao lado das forças chavistas, assim como resistiu o povo cubano durante o processo revolucionário. Foram às ruas e mostraram mais uma vez, que nesse país o imperialismo não terá lugar!

Viva Chavez,
Viva Maduro,
Viva a Venezuela,
Viva a América Latina,
Viva o socialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário