terça-feira, 20 de julho de 2010

Seriados, filmes, livros. Cultura.


Pois bem. Semana passada em uma súbita vontade de escrever eu acabei criando o texto abaixo e por um acaso decidi criar este blog, onde eu poderia expressar minhas idéias e fazer minhas críticas, já que atualmente uma série de fatos vem incomodando a mim, e a uma grande parcela da sociedade, em especial no Brasil. Peço perdão aos leitores se em meu primeiro texto fiz uma finalização muito forte, ou até mesmo exagerada, mas a indignação é grande e não me contive. Mas enfim, decidi que esse não seria um lugar apenas para críticas, mas decidi escrever um pouco sobre coisas que admiro é que aconselho para aqueles que (eu espero) passem a freqüentar meu blog.

Desde o inicio da minha infância fui instigados pelos meus pais a entrar no mundo da leitura e dos filmes (neste caso especialmente pelo meu Pai). Portanto criei certa afinidade com esse tipo de entretenimento, que hoje eu considero muito mais do que um simples momento de diversão, mas sim, um enriquecimento cultural. Recentemente escutei a seguinte frase “Leiam o que for, até a revista Caras, mas leiam.”, discordei. É exatamente esse tipo de atitude que vem facilitando o controle da juventude atual. Não vou aprofundar muito nessa questão, mas deixo a minha humilde opinião para aqueles que querem se tornar bons leitores: avaliem bem, e tomem cuidado com o que vão ler! Hoje em dia as coisas estão cada vez mais perversas, e se quisermos acabar com essa perversidade, devemos começar com um senso crítico apurado, e não sendo controlados por qualquer tipo de leitura.

Mas enfim, como eu citei ao inicio, vou tomar um rumo mais leve nesse texto, sem críticas fortes, mas sim conselhos. Muitas pessoas podem achar que assistir seriados é uma enorme perca de tempo, pois além de serem longos não teriam nenhum tipo de informação útil para a pessoa que o assiste. Outras pessoas são um pouco mais exageradas, e acham que filmes são perca de tempo. E existem ainda aqueles com quem eu me assusto ao tratarem a leitura como algo fútil. Sim, isso existe.

Começando pelos seriados, existe um enorme preconceito sobre esse tipo de produção áudio-visual, já que são obras longas, e às vezes excessivas. Concordo que alguns tipos de séries não adicionam nada no sentido cultural para a pessoa que acompanha. Entretanto, existem outros, que basta assistir um episódio e o espectador cria uma curiosidade enorme em descobrir o desfecho da história, e cria um tipo de vicio, mas eu prefiro chamar de hábito. Muito aprendi ao assistir o seriado Lost, que muito me marcou, já que exigiu de mim um pensamento lógico, além de me proporcionar grande diversão em momentos de tédio. Tudo que tenho pra dizer é, não julguem esses seriados, assistam, e aí sim façam suas críticas.

Filmes. Muitos acham fúteis, mas poucos sabem que são obras de arte, e que são um tipo de literatura. Tenho em casa uma enorme quantidade de filmes, de tipos variados, ficção científica, baseados em fatos reais, para entretenimento, documentários e etc. E hoje percebo como esse velho hábito de assistir filmes me proporcionou tanto conhecimento. Alguns são muito complexos, outros fúteis, mas em meio a esses, sempre é possível encontrar filmes que enriquecem a nossa mente e nos divertem simultaneamente.

Ah sim! Os livros. Aqueles que têm um mínimo de bom senso sabem que a leitura é uma coisa indispensável na vida de uma pessoa que pretende ser diferente ou simplesmente ter um senso crítico apurado, o que muito nos falta atualmente. Na humilde opinião de um garoto de 17 anos que sequer entrou no ensino superior, é de que se todos dessem uma maior importância aos livros, e à leitura em si, o nosso mundo poderia ser diferente. Ou talvez não, como citei anteriormente, nem tudo que é escrita vale a pena ser lido, devemos nos atentar, LER não basta, é preciso ANALISAR.

4 comentários:

  1. Ler. Além de ler, ser um leitor crítico. E não aquele leitor que é vítima do que se lê. Costumo dizer que se você for atento, consegue tirar uma coisa boa de 100 que não são, basta ter um olhar diferente para as coisas.

    ResponderExcluir
  2. Com toda certeza muitas pessoas acha que ler e perder tempo, mais tem muitas pessoas que lem coisas banais como livros de auto ajuda, mais você como leitor e gosta de ler você lê coisas boas como Machado de Assis e outros livros pra ta enriquecendo seu português e não ficar só nas palavras simples.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fanzão de Prison Break e cara, aprendi muita coisa lá. Filmes? Nem se fala; cinema é irrefutavelmente um dos maiores veículos de dissipação de cultura existentes. Querendo ou não, sempre aprende-se algo em um filme. E ler, particularmente, mesmo não sendo um leitor assíduo, eu acho essencial - às vezes sinto falta de um livro. aeiouhaeouih

    ResponderExcluir
  4. Acho difícil achar alguem que não goste de assistir um bom filme (pelo menos não conheço), porém é muito fácil achar alguém que não goste de ler, ou simplesmente tem preguiça! Sou muito fã dos filmes, entretanto a leitura é um hábito que ao meu ver é muito mais importante que ter o costume de ver vários filmes, pois existe uma riqueza maior de informações na leitura, e é através dela que aprendemos a ter uma visão diferenciada das coisas, habilidade que permite a gente selecionar o que é bom e o que é ruim,e tirar proveito do melhor de cada texto.

    ResponderExcluir