domingo, 1 de agosto de 2010

Essa tal mania da generalização.


Nesses dias eu estava com poucas idéias em minha mente, e sem uma boa inspiração é difícil escrever um bom texto. Mas minhas aulas de 3° ano do Ensino Médio começam amanhã, e acho que as coisas vão complicar um pouco mais. Provavelmente estarei postando aqui, meus textos produzidos em meus estudos, com algumas exceções. Enfim, para finalizar essas férias que passaram tão rápidas, retorno às discussões em sala de aula que constantemente caem na mania da generalização.

Em minha escola são frequentes as discussões e críticas sobre diversos assuntos entre os alunos e o professor dentro de sala de aula, algo que a meu ver é enriquecedor e nos dá a oportunidade de refletir sobre assuntos atuais e as próprias matérias que estão sendo estudadas. Porém ao meio da discussão não é raro que algumas pessoas caiam na falsa idéia de acreditar que todos os argumentos se tratam de generalizações.

Não é algo que me agrada. Por mais que em sua fala a pessoa use expressões como "a maioria" ou "a maior parte", alguns ouvintes insistem em acusar as outras argumentações, alegando que os fatos citados para justificar algo, englobam tudo ou todos.

Enfim, eu só queria que as pessoas percebessem que é algo quase impossível (eu penso que tudo pode ser possível, de acordo com os caminhos que se toma) encontrar algo que seja igual para tudo ou em todos, e mesmo que se encontre algo assim, peço para que coloquem ênfase em falar TODOS, assim como em minhas falas me preocupo em enfatizar a MAIORIA. Criem melhor suas argumentações dentro de conversas e discussões, essa mania acusar o outro com a generalização já não é mais uma boa justificativa para seus argumentos.

Ps. Peço desculpa pelos erros e outras coisas, assim como nos outros textos. Mas esse em especial, já que o escrevi um pouco sem idéias e bem rápido. Por favor comentem :D

2 comentários:

  1. Acho que deveria continuar escrevendo, mesmo com o início das aulas NA MAIORIA DAS VEZES sempre há tempo! =D

    ResponderExcluir
  2. Achei meio confuso... Você é contra ou a favor da generalização? Ou você só é contra as pessoas que retrucam um argumento com esse pretexto? Oo'

    ResponderExcluir