segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Hitler e o nazi-facismo.


Não escondo e nunca escondi a minha insatisfação perante a pessoas que vêem em Hitler um herói ou no mínimo um Ídolo histórico. Em minha humilde opinião, de um estudante do terceiro ano do ensino médio, que pretende cursar História, e ainda tem muito a aprender, Hitler e o totalitarismo alemão em meados do século XX não significou nada mais nada menos do que uma mancha borrada de sangue na história mundial.
Portanto, peço que pensem duas vezes ao idolatrar Hitler e suas obras, até mesmo porque suas principais façanhas não foram suas estratégias de propaganda e seu livro sobre sua vida(Mein Kampf), mas sim as milhares de pessoas mortas sem motivo algum pela mão de um maldito covarde suicida, que queria disseminar seus ideais como sendo uma verdade absoluta.
Para aqueles que forem utilizar o argumento de que tal líder nazista fora um homem, mesmo que assassino, muito inteligente e estrategista, primeiramente digo que uma pessoa inteligente é aquela que acata diversos pontos de vista, aceita a diversidade e detém a sabedoria. E do que adianta ser esperto e ter boas estratégias, se essas virão para o mal?
Para terminar deixo um trecho que resolvi anotar, de um documentário de doze partes sobre o século XX, feito pela revista História Viva, que no terceiro trata sobre o totalitarismo no entre-guerras, que infelizmente não cita a autoria desta fala, apenas de que fora pronunciada por um historiador alemão:

"A vida de Hitler mal vale uma descrição se não mencionamos as circunstâncias além de sua pessoa, e se sua biografia não fosse uma parte contínua da biografia de uma era. Sua natureza era tal que estava destinado a consumar o desastre no qual nem ele mesmo foi poupado."

5 comentários:

  1. hehe, li hoje um negocio na veja de um livro que lancou comentando porque o mein kampf teve tanta forca na manipulacao da populacao alema.

    ResponderExcluir
  2. Parabens! O post ficou otimo =D e adorei o trecho final. Vc escreve muito bem e História e um otimo curso te desejo muita sorte na vida \o

    ResponderExcluir
  3. "primeiramente digo que uma pessoa inteligente é aquela que acata diversos pontos de vista, aceita a diversidade e detém a sabedoria." Nunca serei inteligente! Eu me nego a entender a cultura "Restart"...

    ResponderExcluir
  4. concordo contigo, iaguito. :)
    Pra mim, aquela história de que os fins justificam os meios não se encaixa aqui.
    pq a procura de defender seu idealismo, ele matou muita gente.

    resumindo: fdp :D
    sorte iagoo, seu blog ta feera!
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto! Apoiar um genocídio?! Só mesmo tendo "titica" de galinha na cabeça...
    Bj.

    ResponderExcluir