segunda-feira, 12 de julho de 2010

Mulheres e Futebol



2014, ano de copa do mundo de futebol MASCULINO. Que fique bem claro essa especificidade do gênero, já que é raro ver pessoas que acompanham ou pelo menos tiveram notícias do futebol FEMININO brasileiro que é também o melhor do mundo, inclusive apresentando resultados bem mais satisfatórios do que a seleção masculina ultimamente.

Enfim, é importante destacar como as pessoas se agitam ao decorrer desse evento de cunho global, não coloco defeitos nesse aspecto, que eu mesmo considero como um dos grandes pontos positivos da tal Copa, que além de ser um evento esportivo é também uma oportunidade para reunir amigos, familiares e fazer um pouco de festa, bem ao jeito brasileiro, pois ninguém é de ferro.

Entretanto os dias foram passando e foi possível perceber como as pessoas confundem as coisas. Na sociedade em que vivemos as mulheres desempenham um papel tão importante quanto o dos homens, porém não recebem devido respeito. Eu como homem tento a todo momento fugir dos ideais machistas que enfrentamos durante todo o curso da história e que vem diminuindo há algumas décadas.

É freqüente ouvirmos comentários afastando as mulheres do Futebol. Quando na verdade deveríamos acabar com essa separação, já que são todos seres humanos e não tem diferença alguma perante a esse esporte, inclusive conheço muitas mulheres que deixariam homens de queixo caído com sua habilidade ou conhecimento sobre esportes. Porém venho me decepcionando com as atitudes femininas no que se diz respeito a esse modalidade.

Não me incomodo com pessoas que não assistem futebol frequentemente, estarem tão animadas com jogos da copa do mundo. Todavia vi casos de mulheres que criticavam esse esporte com todas as garras, e outras que nunca deram importância, estarem comentando e discutindo com todas suas forças, simplesmente para se inserirem nesse momento em que estamos, o que eu chamaria de falsidade ideológica.

Mas o que me deixou ainda mais decepcionado, foi o fato de que algumas mulheres simplesmente ADIMITIRAM terem assistido os jogos da copa para verem o corpo dos homens que estavam jogando. Outras simplesmente mudaram de time várias vezes, torcendo para as seleções que elas julgavam terem os homens mais “gostosos”. Defenderam o Kaká da seleção brasileira, sem nem ter argumentos para tal defesa.

Comunidades, fotos, mensagens, sites, revistas, programas de televisão e outros vários meios de comunicação demonstraram esse ideal, levando a pensar que a maior parte das mulheres assistiam os jogos da copa para observarem os jogadores em momentos de câmera lenta. Para as mulheres que se encaixam nesse perfil só me resta a lástima, é difícil acreditar que as mulheres que tanto lutam por seus direitos ainda tem a capacidade de agir de forma tão fútil.

OBS: QUERIA DEIXAR BEM CLARO, QUE EM MOMENTO ALGUM EU FALO DE FORMA GENERALIZADA, APENAS TRATANDO DA MAIORIA QUE EU VENHO OBSERVANDO.

2 comentários:

  1. Ponderações e colocações. Bom texto!

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do que aqui você expressa
    parabêns*_*
    seguindo viu...continue nesse caminho
    veja meu site:
    http://yulecavalcantedealbuquerque.blogspot.com/
    admiravel mesmo
    beijo

    ResponderExcluir