segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mitos políticos, baixaria e Dilma Roussef.

O tão esperado dia das eleições está cada vez mais perto. Restam-nos pouco menos de uma semana para pensar e repensar em quem iremos votar. É a primeira vez que voto, com muito orgulho e seriedade, pois na minha família pude ver qual é o valor da participação política de um indivíduo na sociedade, e mesmo sem ter a obrigatoriedade do voto, faço questão de exercer minha cidadania, aliás, isso é o mínimo que devo fazer como cidadão.

Nesses últimos dias pude perceber como o tempo restante para o dia das eleições é inversamente proporcional ao respeito pelos candidatos. As coisas pioram quando se pode utilizar a tal da ferramenta tão avançada e livre que é a Internet. Nesse caso, fica muito fácil falar besteiras, criar mitos, enganar as pessoas. Algumas coisas passam a ser irrelevantes no nosso cotidiano dentro dessa internet, porém outras coisas são tão inúteis e ofensivas que nos fazem ficar revoltados.

Ultimamente foram lançados alguns mitos envolvendo a candidata Dilma Roussef do PT e uma onda de adoradores que apareceram na rede social “Twitter” e em outros cantos da internet apoiando a candidata Marina Silva do PV. Tratarei dos casos separadamente.

O primeiro caso foi o que mais me chocou, pois eu nunca havia visto nada igual, exceto em um seriado que eu costumo acompanhar chamado Supernatural (Sobrenatural). Recebi via email e Orkut (uma outra rede social) mensagens dizendo que a Dilma e o candidato a vice presidência Michel Temmer causariam no Brasil algo parecido com o apocalipse, pois tinham relações com o anti-cristo, satanismo e etc. Sobre isso não preciso dizer mais nada, não é mesmo?

Como se isso não bastasse a tal “epidemia virtual” se alastrou, e em todos os cantos eu via pessoas defendendo com unhas e dentes a candidata Marina Silva. Com a seguinte bandeira: Quem é contra o aborto, é contra a vida. Nesse momento não cabe a mim discutir a descriminalização do aborto. Entretanto, utilizo desse fato aliado à críticas direcionadas à candidata Dilma por apoiar o casamento homossexual, e por supostamente ter um “passado terrorista”, para mostrar a vocês, como a baixaria está aumentando cada dia mais.

Voto sim na Dilma, não porque ela tem o apoio do Lula. Mas porque acho que é uma mulher de garra, que tem uma história de lutas, e que dentro do governo atual, trabalhou muito pelo Brasil, pois eu já acompanhava seu trabalho antes mesmo desta se candidatar. Nem Dilma nem seus eleitores em momento algum difamaram a imagem de Marina Silva ou outro candidato, utilizando de mitos e de baixaria em busca de votos. Por favor, reflitam sobre isso, é o mínimo que temos a fazer como cidadãos. Não acreditem na primeira coisa que vier a tona.

Ah! Lembram-se de 2002? Muitos não acreditavam no Lula também. Que pena né? Pesquisem. Leiam. Interpretem. Entendam. Votem. Não vejo dificuldade alguma nesse processo.

19 comentários:

  1. Filho vc me enche de orgulho...Parabéns! É isso aí querido vamos elevar o nível do debate e mostrar que na rede também tem seres pensantes...
    Grande bj
    Celma

    ResponderExcluir
  2. Iago, parabéns pelo texto e pelo pensamento crítico! Continue a praticar a escrita e mais, a praticar o ato de reflexão e formação. Você e o mundo só tem a ganhar com isso. Gostei do que vi aqui! Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, concordo, digno de orgulho.
    Um texto bastante coerente e com uma visão crítica bem apurada.
    Está mostrando que não nega a "raça".
    Você vai longe...
    Bj.
    Ana Cristina
    Obs. Sua tia, também com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  4. Querido Iago
    O primeiro pensamento que tive foi de reenviar seu texto para toda minha lista, apresentando o exemplo de um novo homem novo que tod@s n@s almejamos na sociedade solidária.
    Parabéns a você e a sua família
    Forte e fraterno abraço da amiga
    Lucia Rincon

    ResponderExcluir
  5. Eu acho ridiculo tratando-se da dilma que as pessoas misturem as coisas que ela fez no passado com o trabalho que ela executa. O passado nao interfere no cargo que ela pode vir a ter, mas mesmo que eu pudesse votar nao votaria nem nela nem na marina

    ResponderExcluir
  6. Iago Conspiration For Lulation to continued Dilmation Tabajaration ! Huheuehuehue, ficou massa o texo velho, apesar que você devia sim, explorar mais sobre a questão do aborto (minha opinião!). =*

    ResponderExcluir
  7. Claro que eu devo, e exploro sim sobre essa questão. Mas se eu fosse aborda-lo agora, iria tomar uma quantidade muito maior de meu texto, o que não é o objetivo principal nesse caso. Mas pretendo logo escrever um texto aqui sobre a desnacionalização do aborto.

    ResponderExcluir
  8. Iago,
    sua mãe tem razão: um filho com idéias assim é pra encher de alegria mãe, pai e a família toda. Gostei muito do que li.Você vai direto ao ponto.Esse momento é sim de busca de soluções, por isso de reflexões.Sinto me orgulhosa em ter visto sua trajetória como aluno do CEPAE-UFG e filho da Selma e do Romualdo.
    Clêidna

    ResponderExcluir
  9. Concordo com algumas partes suas eu acho que nessa eleição não tem nenhum candidato que preste.
    Se 51% da população votasse nulo teria outros candidatos.Acho que politica no Brasil nunca prestou e nunca vai prestar se o povo não for a rua e revindicar o que e do seu direito.Mais como sabemos quem elege os politicos são os pobres e analfabetos mais quem tem o direito de cobrar são apenas os ricos aqueles que patrocinam os politicos.Marina partido verde se a gente olhar o que ela fez estando la dentro pra não matar a amazonia ou cuidar dela ? Nada a resposta o dinheiro comprou ela e deixou matar a amazonia . O passado da dilma e algumas coisas não sou a favor mais cada um tem sua opinião , mais como sabemos a dilma sera um fantoche do lula e daqui a 4 anos temos lula denovo e pra quem fala que o lula faz tudo certim me explica como ele faz parte hoje em dia da telefonica e da fibra optica do no Brasil? Sera que rouba pra um presidente que tem um salario de 25 mil reais por mês.Pra mim o Serra é o melhor e quem mais estudou e mais ta batalhando, mais como se diz gosto e que nem braço nem todo mundo tem o seu.

    ResponderExcluir
  10. Só corrigindo o comentário anterior, é "descriminalização do aborto"

    ResponderExcluir
  11. Não acredito que seja questão de gosto, acho que está mais pra bom senso. 90% do que vi na internet sobre o passado da Dilma, conta com exageros excessivos, as pessoas deveriam pesquisar mais sobre quem ela é, e o que ela pode fazer por nós. Exatamente por eu ter pesquisado e me informado em diversas fontes que à defendo, e acredito que ela poderá fazer um governo melhor até mesmo do que o nosso companheiro Lula.
    Em relação ao Serra. Me desculpe, mas pra mim, a política dele não privilegia a maioria, ele seria um bom ministro da Saúde, pois tem experiência nesse campo. Mas nada além disso.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Parabenizo-o pela serenidade e discernimento expressos em suas palavras. Seu texto enche a gente de orgulho e esperança na conquista de um mundo melhor! Grande abraço, Isa

    ResponderExcluir
  14. Querido Iago,

    Assutei muito ao ler tuas reflexões, pois faz alguns anos que não te vejo e o tempo passou inexoravelmente. Porém, me irmano ao orgulho de teus pais por você e sua consciência. Acho até que poderia apelar para o lugar comum "filho de peixe, peixinho é"! rs...
    Também sou Dilma! Também acredito no país! também honro a minha biografia, como você está construindo a tua!
    Bj,
    Ione Antonini
    Secretária de Educação de Formosa - GO

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Iago, seria muito bom para nosso estados até digo nosso país, que jovem como voçê interessa-se mais pela política. Fico feliz em saber que teremos jovens com voçê para continuar a fazer de nosso país, uma nação prospera........

    Marcelo Chagas

    ResponderExcluir
  16. Iago me sinto honrada de ter um amigo como vc! E saiba que suas ideias me influenciam de uma maneira positiva, por isso, obrigada ;]

    ResponderExcluir
  17. Concordo com sua opinião, Iago! E acho que temos que conversar muito com as pessoas para que elas "acordem" e procurem se informar mais sobre o que tem acontecido nesta campanha eleitoral!!! Acredito que seu blog tem contribuído pra isso.
    Obs.: Sua tia me enviou seu endereço e acessei assim que pude. Gostei muito.
    Daqui de longe acompanho o que você escreve. Como se diz em bom baianês: "Jogue duro rapaz!"
    P.s. Gosto muito de História também :P

    ResponderExcluir
  18. Caramba, além de ser vascaíno e gostar de AC/DC ainda vota na Dilma? putz Iago, sou sua fã! =)

    ResponderExcluir